Esse Blog tem por finalidade divulgar o nosso projeto de lutar por uma política de saúde pública e privada digna, ética e de qualidade acessível a todos no nosso País.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

POLÍTICA E CORRUPÇÃO NA SAÚDE-PARTE I





O Brasil tem um dos mais bem elaborados sistema de saúde pública do mundo, o SUS.

Porque não funciona adequadamente ? Seria mau gerenciamento? Corrupção?

.
Para responder esses questionamentos, colocar o tema em discussão e, principalmente propor sugestões para que tenhamos melhores condições de saúde elaboramos esse
projeto que, está sendo desenvolvido em forma de livro, será ampliado , atualizado através de artigos e palestras .

Esse primeiro livro relata a nossa experiência como médico ao longo de 33 anos de exercício da medicina em Salvador , Feira de Santana e também como Diretor Geral do maior hospital estadual do interior da Bahia.
Há no Brasil uma lamentável história de política e corrupção na saúde, cujo resultado reverte-se numa caótica assistência médica e grande desperdício financeiro por parte da União, Estados e Municípios.

A principal finalidade desse projeto é conscientizar à sociedade, em especial à equipe da saúde, políticos e gestores, dos seus deveres, direitos e, de que há condições de termos uma política de saúde pública e privada, digna, eficiente e acessível a todos os brasileiros.


Edição limitada, reserve o seu exemplar fazendo um depósito no valor de 30,00(trinta reais) na CC 9217-7 Bradesco Agência 3026 em nome de Eduardo de Freitas Leite. Mande o comprovante bancário para o endereço: Trav. Visconde de Cairú n. 4, CEP 44035-020 -Ponto Central- Feira de Santana -Ba ou envie via e-mail o número do comprovante de depósito bancário para e-mail eduardoleite1949@gmail.com . Não esqueça de colocar o seu endereço com CEP para a postagem do Correio.

Eduardo Leite
eduardoleite1949@gmail.com

10 de Setembro de 2008


Por Danillo Ferreira

http://www.abordagempolicial.com


Já criança eu ouvia falar do Dr. Eduardo Leite, através de relatos, quando minha mãe contava de sua aflição à época em que meu pai passou por um procedimento cirúrgico, depois de sofrer um ferimento por faca numa festa popular, que por sorte atingiu seu fígado, órgão que possui a capacidade de regeneração. Dr. Eduardo foi quem realizou a cirurgia, e ainda hoje é lembrado por isso em nossa família.
.
Por essa confiança estabelecida, já aos 20 anos – poucos meses antes de ingressar na APM – fiz uma consulta com ele em seu consultório, um ambiente com certo ar intelectualizado, onde se ouvia uma música relaxante, e o Dr. Eduardo, diferente do que tradicionalmente se espera, sem a roupa branca "de médico", mas com seus peculiares suspensórios.
.
Ainda hoje sigo o preceituado naquela consulta: a prática da meditação e a utilização em larga escala do Bolero de Ravel – assumidamente o hino do Dr. Eduardo.Coincidentemente, o médico-intelectual acabou me encontrando e comentando em meu blog pessoal, o que resultou num contato constante via WEB, discutindo e compartilhando percepções e experiências.
.
Recentemente, foi nomeado Diretor do maior hospital público do interior da Bahia, o feirense Hospital Clériston Andrade (HCA), o que fez escassear-se nosso contato. A última vez que o vi foi quando o visitei em seu gabinete no HCA, um ambiente menos aconchegante que seu consultório, com o telefone tocando constantemente, lembretes espalhados pela sala, papéis amontoados na mesa.Mas o som relaxante estava lá, persistente.
.
Era um contraponto ao caos que caracteriza o serviço público, simbolizava a resistência do médico-intelectual aos vícios do Estado ineficiente, lento, e, por vezes, perverso. Agora, já fora da direção do Hospital, ele lança o livro "HCA, POLÍTICA E CORRUPÇÃO NA SAÚDE – Parte 1", onde relata sua experiência como médico ao longo de 33 anos de exercício da medicina em Salvador, Feira de Santana e também como Diretor Geral do maior hospital estadual do interior da Bahia.
.
Por se tratar dum profissional que se dedica à melhoria das instituições públicas sem meias palavras, sugiro aqui no Abordagem a obra, que será lançada no próximo dia 18 de setembro, no Foyer do Teatro da CDL, em Feira de Santana. Deixo, por fim, uma citação dum artigo recém-publicado pelo Dr. Eduardo em seu blog, que é suficientemente eloqüente:

Aos que concordam comigo e dizem que a medicina tem que ser reformulada eu sempre argumento: quem tem que ser reformulado são os médicos que usam dessas lamentáveis práticas, mas, não na sala de aula e sim na cadeia, juntos aos seus colegas de prática meliante, independente de serem doutores ou não.Nesses vagabundos algema, sim. Eles, os doutores meliantes, na realidade causam mais malefícios à sociedade do que um marginal que não teve a oportunidade de estudar.

10/11/2008 18:59:26

Eduardo Leite lança livro em Salvador

Lançamento em Feira de Santana reuniu cerca de 300 pessoas

Fonte: Ascom/Uefs

Transparente e direto. O livro do médico Eduardo Leite HCA - Política e Corrupção na Saúde narra problemas freqüentes de hospitais públicos, sem esquecer dos fatos que acontecem longe dos corredores das unidades de saúde e que se refletem, porém, nas filas e macas e enferrujadas dos prontos socorros. Como médico, Leite serve à Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) desde 1977.

Depois de reunir cerca de 300 pessoas no lançamento do seu primeiro livro em Feira de Santana, o ex-diretor do Hospital Geral Clériston Andrade, Eduardo Leite, lança a obra em Salvador, nesta quarta-feira, 12 de novembro. O evento acontece na Livraria Saraiva, no Shopping Salvador, a partir das 18 horas.

O livro, que tem 172 páginas e 81 fotos coloridas, é um relato do que acontece na Saúde Pública, segundo o olhar do médico Eduardo Leite. O autor segue um estilo polêmico, já conhecido em seus artigos publicados, periodicamente, em jornais e portais de notícias do interior da Bahia.

Com o conhecimento adquirido em mais de três décadas de trabalho como médico, Eduardo Leite “abre o verbo” e explica porque o Sistema Único de Saúde não funciona de forma plena nos hospitais da rede pública do estado.

O ex-diretor do HGCA aproveitou a sua passagem pelo maior hospital público do interior da Bahia para esclarecer o caos que, segundo o livro, vive os serviços de saúde de Feira de Santana, além de fazer denúncias.

O médico Raymundo Paraná, especialista em Gastroenterologia e Hepatologia, apresenta o livro como uma contribuição significativa para a saúde pública da Bahia. “Não tenho dúvidas de que o livro trará polêmica, estimulará reações apaixonadas, contra e a favor, mas também não tenho dúvidas de que a discussão que este livro gerará, trará benefícios para a saúde da população local”.


10/11/2008 - 17:36h
Ex-diretor do Hospital Clériston Andrade lança livro em Salvador

O livro HCA Política e Corrupção na Saúde, de autoria do médico, ex-diretor do Hospital Geral Clériston Andrade e articulista do PORTAL FS, Eduardo Leite, será lançado em Salvador. O evento está programado para a próxima quarta-feira (12), às 18 horas, na Livraria Saraiva, no Salvador Shopping.

Durante o lançamento será exibido um filme sobre os assuntos abordados no livro.
HCA - Política e Corrupção foi apresentado ao público, pela primeira vez, em Feira de Santana, no dia 18 de setembro deste ano.

Segundo o autor, as vendas têm sido muito satisfatórias o que comprova a boa aceitação da obra. Leite também disse ao PORTAL FS que ele já pretendia fazer um evento na capital do estado para lançar o livro. "É uma ótima oportunidade para mostrar essa dura realidade do Clériston Andrade aos colegas de Salvador, onde trabalhei por um longo tempo", enfatizou.

HCA - Política e Corrupção é um relato do que acontece na saúde pública, segundo a percepção de Eduardo Leite. A obra apresenta os problemas mais freqüentes de hospitais públicos, e também fatos que acontecem longe dos corredores das unidades de saúde, mas que tem reflexo direto, nas filas e macas dos pronto-socorros.

O médico aproveitou a privilegiada experiência como diretor do maior hospital público do interior da Bahia, para mostrar, nas 172 páginas e 81 fotos coloridas do livro, o caos que está instalado nos serviços de saúde de Feira de Santana.

Elsimar Pondé
Repórter













11 comentários:

Unknown disse...

Foto chocante mas que retrata sem rodeios a situação da saúde no Brasil.
Força para sua luta e que seu livro sirva para que o povo saia de inércia e mude sua realidade.

Abraços e Parabéns Doutor,

Pattricia

wcris disse...

Parabéns doutor! Seu livro será referência na área da gestão de saúde e ponto de partida para as mudanças que queremos fazer acontecer neste país.
Um grande abraço

Cris Rebouças

Nadedja disse...

Parabéeeeens dr.Eduardo por tudo que você tem feito pela saúde,principalmente a daquelas pessoas menos favorecidas.De fato os nossos governantes e alguns médicos não vêem a saúde com a prioridade que precisa.O que se ver e ouve diariamente são fatos lamentáveis e até mesmo hediondos.Até mesmo na previdência privada,quando não raro,uma consulta não demora mais que dez minutos. Desejo-te boa sorte e um grande abraço... Nadedja

Anônimo disse...

Nao vejo a hora de ver esse livro circulando e desmascarando a máfia que usa da miséria do povo para enriquecer.

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa, que atitudes como esta de coragem e transparência se façam presentes na sociedade, e que a postura de passividade que adotamos perante aos atos de corrupção, corriqueiros nos dias de hoje, mude para uma postura rigida e incorruptivel visto que os politicos estao lá para cuidar dos interesses da sociedade. a saúde é coisa séria e preciso que se faça valer os princípios constitucionais em que a legalidade, impessoalidade, MORALIDADE e efciencia não são peças meramente "decorativas" para gestão de entidade pública e sim base para sua fiel execução.
Mais uma vez Parabéns,
Gil

Anônimo disse...

realmente axiste alguem que luta pelo interesse da populacao parabens Dr Eduardo Leite pela coragem de mostrar aos cidadaos feirence a verdadeira obscura da saude em nosso municipio e tambem mostrar que alguns empresarios tem emteresse nao em desempenhar um bom trabalho na saude "sus" e sim de colocar a mao no dinheiro todo mês que sabemos que è certo, o livro servirar para abrir os olhos dos feirence.Um grande abraco continue sendo a diferenca da sua classe.Mais uma vez PARABÈNS DEUS TE ABENCOE..............Rafael Bezerra

Anônimo disse...

À propósito, e em se tratando da política, veja se discorda de algum ponto abaixo sobre a vitória de Tarcizio (ou melhor, Tarcizio ganhou, ou foi a oposição que entregou o jogo por imcompetência(alguns petistas já estão admitindo incompetência em Feira)???????
Saudações,
Jacú Baleado de Oliveira e Silva

---------------------------------
Sim. Também concordo com a maturidade política de Colbert. Porém , acredito que esta maturidade política seria mais demonstrada na divulgação de quais foram suas tentativas de manter a coalizão, como propunha desde o início, Lula , Eu e Wagner.
E também, tal maturidade, ainda mais com a ajuda de Geddel, não ficou clara em 04 episódios:

1) Na "disputa" infantil pelo uso da imagem de Lula, já que , nos vídeos estava claro: a) Lula pedia " Por isso , votem Sérgio Carneiro para Prefeito" , enquanto para Colbert, dizia que "é um excelente aliado":
2) O outro episódio, foi Geddel , aparecer "forçando " a barra de tal imagem,visando desqualificar o PT;
3) Zé Neto, o tempo todo minou Sérgio, magoado e ressentido, e declarou voto para Colbert, enfraquecendo ainda mais o partido e `"as esquerdas";
4) Colbert em nada ajudou náquele "abraço do afogado" que mandou para Zé Neto, no pico do debate, numa tentativa de , demonstrar o que todo mundo já sabia, que Neto "estava" com ele e , deixando claro, que , Sérgio era preterido pelo mesmo.

Resultado: Derrota de todos os feirenses (quase todos, porquê Colbert e Sérgio, neste momento já devem ter retornados para Brasília e Neto, deve estar em Salvador e nós o que viveremos os aproximadamente 1.400 dias de governos de Tarcizio. Repare que os 03 deputados acima, não "viverão" em Feira, sequer 200 dias ao longo dos próximos 04 anos , ocupados que estarão com seus mandatos, já nós, PIMENTA no... nosso.Eles estarão na ponte área com suas verbas de Gabinete de R$ 50.000,00 e Neto, com seu discurso populacionista e demagógico de "Chácara da Luta",nos finais de semana.

Em resumo, prevalece a máxima do velho Capo ACM : " As esquerdas são burras e só se unem na cadeia".
Risos: Ká, ká, ká, ou melhor, TÁ , TÁ ,TÁ.

Jacu Baleado de Oliveira e Silva, é sociólogo e professor da UEFS , da disciplina Organização Política.

Anônimo disse...

Eduardo, obrigado por ter ido ao meu blog.
Seu blog também é irado, como diz minha filha.
Abraço e parabéns. Estarei ligado.
Jolivaldo Freitas

Anônimo disse...

Dr Eduardo Leite

Recebi seu email da divulgação do livro. Gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa.

Dr Alexandre Goulart

Anônimo disse...

Ao (agora com satisfação de dizer, porque estão ficando extintos) COLEGA, quero que foi uma grata indicação ao saber de seus escritos pela última edição da revista do SINDIMED.
Vou divulgar também no meu pequeno blog: www.fernandocorrelo.blogspot.com

Sucesso. Muito sucesso. Estaremos por ai na espreita.

Fernando Corrêlo

Anônimo disse...

Nos Medicos somos alvos da imconpetencia dos secretarios de saude municipais .Cargo politico corruptiveis e corruptos assim como os prefeitos incapazes de gerir a massa falida chamada saude.Se Não investir em educação em saude para que a população para de adoecer.BABAU !!! não tem saída.Nao há dinheiro sufuciente no SUS no Mundo, no planeta na galaxica.....

Quem sou eu

Minha foto
Eduardo Leite é médico cirurgião do aparelho digestivo, gastroenterologista, endoscopista, pós-graduado em psicoterapia Junguiana. E é portador do vírus -Motocicloviruslentus . Exerce a medicina em Feira de Santana-BA.